segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

5. Revisão

 Acredito que este é o calo de qualquer pessoa que ouse escrever, seja um livro ou qualquer outro  tipo de texto.
Nossa Língua tem particularidades e uma recente mudança nas regras ortográficas que AINDA não foram dominadas por todos. Nosso País, além disso, de sofre com o analfabetismo funcional, anos de foco no ensino apenas nas regras gramaticais e não na Escrita e analise do texto.
Em suma, nosso povo não foi preparado para escrever e foge dessa tarefa como o diabo da cruz.

Não estou aqui para defender este ou aquele aspecto na escrita e tão pouco  falar mal do sistema Educacional Brasileiro. Estamos aqui para dar dicas de como encarar a situação e sair desse "mato sem cachorro" .
Minha regra é escrever. 
Independente do que os outros pensem ou critiquem eu escrevo.
Perdi o medo de meus erros ortográficos anos atrás ao fazer a Especialização em Lingüística rsrs pois descobri que nossa própria Língua é mutável e muitos dos termos que temos hoje são originários dos erros dos antepassados.
Ah, Beleza! Não preciso de regras! Dane-se a Gramática e o dicionário!
Opa! Alto lá que não foi isso que falei! Eu disse que perdi o medo, não que passei a menosprezar as regras idiomáticas. Escrevo, leio, arrumo, releio,corrijo até minhas possibilidades. Contudo, não paro ai, pois toda Editora tem um revisor que é pago para ler e revisar meu texto, mas até estes são falhos.
Então o que fazer? Como publicar uma obra limpa de erros?
Se você ficar preocupado com os erros nunca sairá da primeira linha de seu texto. É impossível se ter perfeição numa primeira edição. Por isso existem edições atualizadas e revisadas.
Mas posso mandar meu original para uma Editora com erros gramaticais e ortográficos?
Bom, depende de seu acordo e sua sinceridade. 
Minhas dicas, volto a dizer: leia, arrume, releia,corrija até suas possibilidades. Depois peça a alguém para ler e marcar os erros, se possível Professor de Português ( eles cobram para isso), converse com a Editora e explique que deseja uma revisão, lá eles vão lhe enviar o material revisado e o Boneco do livro para analise. Veja se encontra algum erro. Se estiver tudo certo, dê o ok! e aguarde o lançamento. Pois com certeza terão erros e você poderá corrigi-los na próxima Edição.
Espero ter ajudado. Ficam alguns links para estudo da nossa Língua.

Lembrem que: a prática da leitura e da escrita é que trazem a perfeição!




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oi! Agora que você teve paciência de ler tudinho, peço que pare um instante e deixe sua opinião. Abraços!